Você tem dúvidas sobre a vacina contra hepatite B? No post de hoje, a proposta é esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o assunto..O imunizante é a mais poderosa arma para se prevenir da doença, ainda tão negligenciada em todo o mundo. Post revisado em 30/03/2022.

Perguntas e respostas
1 — Vacina contra hepatite B: Quem deve tomar?
Todos que desejam proteger-se da doença. No Brasil a vacina contra Hepatite B está disponível gratuitamente para toda população, ao nascer até 49 anos. Populações com risco aumentado como profissionais da saúde, bombeiros, entre outros também tem garantia do imunizante independente de idade. Na dúvida, consulte o posto de saúde mais próximo. Muitas cidades têm como política vacinar pessoas que desejam receber a vacina, independente da faixa etária e risco.
2 — Quem não deve tomar a vacina?
Pessoas que tenham apresentado uma séria alergia a uma dose dessa vacina, a um componente específico, ou alérgicos a leveduras.
3 — Qual é o esquema vacinal?
O esquema usual é em três doses: primeira, depois a segunda um mês depois e a terceira, seis meses após a inicial.
4 — O quê fazer se a vacinação for interrompida?
Recomece de onde parou. Por exemplo, se recebeu a primeira, não importa quanto tempo decorreu, tome a segunda dose e depois de 5 meses, a terceira.
5 — Como saber se estou imune?
Fazendo o teste Anti-HBs, recomendado para as populações com maior risco. A eficácia da vacina é acima de 90%.
6 — O que fazer se eu não me tornar imune com o ciclo completo?
A indicação mais frequente é a realização de um novo esquema vacinal completo. Converse com o seu médico sobre a possibilidade de realizar um teste para Hepatite B. Se você for um portador crônico, você não se tornará imune também.
Se depois de mais um esquema completo você não se imunizar essa é uma informação fundamental. Em caso de acidente ocupacional com material biológico com paciente fonte positivo hepatite B há possibilidade de evitar infecção. Para tanto, basta receber a gamaglobulina hiperimune específica, logo após o acidente.
7 — Posso adquirir a doença tomando a vacina contra hepatite B?
Não. As vacinas contra Hepatite B disponíveis no Brasil são produzidas por engenharia genética. Isso significa que não há vírus presente, somente um pedaço de uma proteína, portanto não é possível adquirir a doença tomando o imunizante.
8 — Se eu me tornei imune preciso tomar um reforço?
Não, caso você tenha tido resposta imune adequada. Por esse motivo, os profissionais de saúde e populações com risco aumentado devem fazer o teste de Anti-HBs. O ideal é realizar de um a três meses após a última dose.
A vacina induz memória imunológica duradoura. Essa resposta é reativada quando o indivíduo entra em contato com o vírus da hepatite B. A indicação é baseada em pesquisas em populações vacinadas depois de muitos anos.
Entretanto, alguns médicos recomendam um reforço quando o exame de sangue revela um nível de Anti-HBs muito abaixo do desejado.
9 — Se eu tiver hepatite B crônica e tomar a vacina corro algum risco?
Não, embora a vacina seja ineficaz nesse caso. Entretanto, não há malefício de uma nova dose, se o paciente for portador crônico.
10 – Quais são as principais reações adversas ?
As mais comuns são: dor no local da aplicação e febre baixa. Usualmente desaparecem nas primeiras 48 horas. Reações alérgicas graves e outras reações adversas são raras.
Esterilizar seus instrumentos é mais uma forma de prevenção contra as hepatites virais.
Saiba como no vídeo:
Autoclaves – O Equipamento mais indicado para esterilização de artigos para saúde termorresistentes.