Prazo de validade dos artigos esterilizados por autoclave

Nesse post o assunto é o prazo de validade dos artigos esterilizados em autoclave. Em outras palavras, a data limite de utilização dos materiais esterilizados.Conteúdo atualizado em 24/02/2022

Selo Post Top 10
Qual a indicação correta para o prazo de validade dos artigos esterilizados em autoclaves?

O prazo estabelecido para validade dos artigos esterilizados é controverso. As vigilâncias sanitárias têm recomendado, para os consultórios odontológicos, o prazo de sete dias – desde que o pacote esteja íntegro e seco. Essa recomendação foi baseada numa norma relativamente antiga, o  Manual de Processamento de artigos e superfícies em Serviços de Saúde, do Ministério da Saúde de 1994, parcialmente atualizado.

Esse prazo não é problema para a maioria dos serviços que atendem todos os dias. Entretanto, para profissionais que utilizam exclusivamente com os seus instrumentais e atuam em mais de uma instituição,  o tempo pode ser curto. Vamos imaginar um dentista que trabalha na prefeitura todas as manhãs e atende em dois consultórios. O prazo de validade pode dificultar o processamento de artigos, uma vez que expirado os pacotes devem ser abertos e totalmente reprocessados: os instrumentais lavados, empacotados em novas embalagens e esterilizados.

Quais são as alternativas?

O guia de 1994 citado acima já oferece uma já opção: proteger o pacote com uma embalagem de armazenamento. A embalagem secundária – plástica – deverá ser adicionada logo após a esterilização. O pacote deve estar completamente frio. Assim acondicionado, poderá ser mantido por 30 dias, desde que o conjunto permaneça  íntegro e seco. Muito útil para kits destinados a procedimentos pouco frequentes.

Recomendação ANVISA

No documento Consultórios Odontológicos Prevenção e Controle de Riscos- 2006  a ANVISA recomenda validar no serviço. Isso significa que o prazo de validade deverá ser determinado pelo próprio serviço. A referência são os dados colhidos em estudos da esterilidade dos pacotes armazenados no próprio estabelecimento. Usualmente utiliza-se três amostras do lote  padrão (ciclo da autoclave, tipo de embalagem, tipo de instrumental e local de armazenamento) que é esterilizado e mantido sob as mesmas  condições que se quer analisar. Decorrido o tempo estabelecido, faz-se a análise das amostras e verifica-se a manutenção da esterilidade. Em caso de aprovação, o prazo de validade é  então determinado, sendo que normalmente  é escolhido a metade do tempo de armazenamento testado. O teste de esterilidade exige pessoal  muito habilitado e técnica asséptica, com estrutura e materiais compatíveis para que o resultado seja confiável. O custo benefício deve ser analisado antes de se conduzir o estudo.

O quê diz a RDC 15 sobre esse assunto?

(incluído em 02/07/2018)

Essa RDC dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências. Embora não seja específica para Odontologia, e regule somente determinados serviços odontológicos em estabelecimentos de saúde tem sido utilizada como referência para assuntos ligados à esterilização.

Em relação ao prazo de validade, a ANVISA nessa resolução coloca como sendo a data limite de uso do produto esterilizado: prazo estabelecido em cada instituição, baseado em um plano de avaliação da integridade das embalagens, fundamentado na resistência das embalagens, eventos relacionados ao seu manuseio (estocagem em gavetas, empilhamento de pacotes, dobras das embalagens), condições de umidade e temperatura, segurança da selagem e rotatividade do estoque armazenado.

Isso facilita bastante, mastodos os cuidados devem ser tomados para garantir um bom acondicionamento.

Para maior segurança:

  • Manuseie o mínimo possível os pacotes esterilizados;
  • Guarde em gavetas, prateleiras fechadas ou caixas plásticas;
  • Não sobrecarregue o compartimentos para um pacote não danificar o outro;
  • Proteja as pontas dos instrumentos;
  • Utilize porta – brocas e porta-limas;
  • Organize o arsenal de modo que seja lógico para quem o manipula;
  • Estabeleça critérios para guarda colocando sempre o mais novo numa posição mais remota, para facilitar que o mais antigo seja utilizado em primeiro lugar;
  • Lembre-se de colocar  a data da esterilização e o prazo de validade;
  • Separe os pacotes com embalagem secundária com maior prazo de validade;
  • Coloque na posição de acesso mais fácil os kits que são utilizado com maior frequência.

No momento da utilização certifique-se :

  • Aprovação do indicador químico de processo;
  • Integridade do pacote;
  • Validade do prazo;
  • Ausência de ferrugem no pacote.

Recomendações internacionais

O critério mais aceito internacionalmente para o prazo de validade dos artigos esterilizados é  chamado de “evento relacionado”. Isto é, o pacote é considerado estéril até o prazo de validade da embalagem e se:

  • Armazenado em condições adequadas:
    • umidade entre 30 e 60%- e temperatura;
    • até 25 graus e controladas
    • 24 horas por dia/sete dias por semana,
    • desde que o pacote também esteja íntegro e seco.
  • Autoclave qualificada regularmente,
  • Monitoramento sistemático da esterilização.

Conclusão

No Brasil as condições  de armazenamento representam o maior desafio por causa das grandes diferenças de temperatura e umidade. Em especial nos serviços que operam somente em determinados períodos, como no caso da maioria dos consultórios médicos, odontológicos, clínicas de estética, estúdios de tatuagem e piercing,  salões de beleza e gabinetes de podologia.

  • A maioria das vigilâncias sanitárias têm seguido a recomendação de sete dias para o prazo de validade, mas algumas já aceitam o prazo determinado pelo próprio serviço
  • Cheque qual é o caso de sua cidade, mas  lembre-se que o mais importante é cuidar do armazenamento e manuseio e checar no momento do uso se o pacote está íntegro e seco.

Se tiver mais alguma sugestão que deu certo para você, compartilhe aqui.

Este é um POST TOP 10 

Produtos Relacionados

BIC - Botão Intenção de Compras - 2022_Envelopes
BIC - Botão Intenção de Compras - 2022_Embalagens
BIC - Botão Intenção de Compras - 2022_Seladora

Liliana Donatelli

Consultora Cristófoli em Biossegurança
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados

Foto de Liliana Donatelli

Liliana Donatelli

Consultora Cristófoli em Biossegurança

LEIA MAIS >
Foto de Liliana Donatelli

Liliana Donatelli

Consultora Cristófoli
em Biossegurança

LEIA MAIS >

Mais vistos

SETBIO 2025 – ASB e TSB na Linha de Frente
SETBIO 2025 – Boas Práticas em Esterilização para Odontologia 09 09 em Fortaleza
SETBIO 2025 nas Universidades: UNINTA Ceará 08 Setembro

Destaques de
Biossegurança

2 minutos

Mais uma ferramenta para facilitar a sua vida: Vitale Class – Guia Rápido Antes de mais nada você tem que ler o manual completo de instruções

E-Book:
Esterilização dos materiais para manicures

E-Book:
Biossegurança no atendimento Odontológico - COVID