Você sabia que o modo de acomodar os pacotes na autoclave pode fazer toda a diferença na esterilização?
Veja a maneira correta de acomodar os pacotes na autoclave.
A primeira coisa a fazer é organizar o preparo: evite caixas e múltiplas embalagens, salvo quando for necessário. Assim você pode otimizar o uso do equipamento e fazer uma quantidade menor de ciclos.

Checklist: Como acomodar os pacotes na autoclave (recomendações)
- Disponha os pacotes paralelamente uns aos outros, com espaços de pelo menos um centímetro, entre um e outro. Este cuidado favorece a circulação de vapor e facilita a secagem.
- O preenchimento da câmara da autoclave deve ser: Vitale 12L: 07 pacotes 9x26cm contendo 6 instrumentos cada; Vitale 21L: 12 pacotes 9x26cm contendo 6 instrumentais cada, deixando espaço de 1cm entre os pacotes. Utilize o Suporte de Embalagens Cristófoli (acessório vendido separadamente), otimiza a capacidade interna da autoclave, pois possibilita esterilizar 13 pacotes 9x26cm na Vitale 12 litros e 26 pacotes na Vitale 21litros (com dois suportes para envelopes). Economia de tempo e energia elétrica.
- Se estiver utilizando envelopes de papel grau cirúrgico com filme plástico, sem o suporte, coloque o pacote com a parte de papel voltada para cima e o plástico sempre para baixo, evitando sobrepor os pacotes.
- O ideal é utilizar um suporte (vendido separadamente) assim a circulação de vapor é mais efetiva prevenindo falhas na esterilização e aumentando a capacidade da câmara. Possível somente para envelopes com instrumentos pouco volumosos – veja na figura
- Não encoste campos e plásticos nas paredes da autoclave, pois existe o risco de excesso de aquecimento e consequente dano ao material ou à câmara.
- Certifique-se que tanto os artigos, como o material de embalagem é adequado para o processo de esterilização em autoclave e possuam registro no ministério da saúde
Observação importante:
- Instrumentais Desembalados:
a- Utilize os instrumentais desembalados imediatamente após a sua esterilização para evitar contaminação.
b- Antes de acomodar os instrumentais na bandeja perfurada da autoclave, intercale um campo de algodão, ou papel crepado para evitar a formação de corrente galvânica.
c- Nunca esterilize artigos pequenos sem embalagem, pois na despressurização poderão entrar nas tubulações e válvulas e obstruí-las - ESTE NÃO DEVE SER UM PROCEDIMENTO DE ROTINA – SÓ USAR COMO DESINFECÇÃO OU COMO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA
Quando retirar os pacotes da sua autoclave:
- Não coloque material quente recém saído da autoclave sobre superfícies frias, isto poderá condensar vapor dentro dos pacotes. Forre a superfície com campo duplo de preferência estéril.
- Mantenha atenção ao carregar e descarregar a autoclave para evitar o rompimento dos pacotes.
- No caso de utilização de embalagens em folhas veja como fazer o pacote:

É PROIBIDA POR LEI A REUTILIZAÇÃO DE EMBALAGENS DESCARTÁVEIS PARA ESTERILIZAÇÃO DE ARTIGOS
Veja mais detalhes dos produtos Cristófoli citados nessa matéria:


