Nesse post 7 Dicas Práticas de Liliana Donatelli para a sua Sala de Esterilização e Implementar seu processamento.
#1 -Sala de esterilização separada
O processamento de artigos adequado é fundamental para prevenir infecções. O processamento é divido em etapas da esterilização que já inicia na própria área clínica, com o transporte do material contaminado para a sala de esterilização. Você pode usar caixas de plástico fechadas.
Ter uma sala separada permite uma melhor organização dessas etapas e tira o incômodo e os riscos associados ao processamento de dentro da área clínica como: ruído, calor, risco biológico proveniente de instrumentos de outros atendimentos.

#2 – Fluxo unidirecional
Do mais sujo para o mais limpo. Na foto acima o fluxo esta da direita para esquerda. Clique nos links para ver os equipamentos Cristófoli
- limpeza dos instrumentos
- inspeção visual
- embalagem
- esterilização
- monitorização da esterilização
- armazenamento
#3 Pia para lavagem das mãos.
Use uma torneira com pedal ou transforme a sua com Higipratic
(acionamento para torneira de mesa)

A pia para lavagem das mãos é fundamental que seja separada da pia de limpeza dos instrumentos, infelizmente é frequentemente esquecida nas salas de esterilização,
#4 Lixeira Dupla com pedal para resíduos infectantes e comuns
Conheça as lixeiras duplas Biovis
Essa é também uma boa idéia para área clínica. Ocupa menos espaço e organiza a segregação dos resíduos. OS reservatórios são separados e possuem baldes que facilitam e dão maior segurança ao transporte dos sacos.
#5 Mecanismo click para abrir portas e gavetas.
Dispensa o uso de puxadores, assim como o de sobrelevas para não contaminá-los. Uma delícia! Fácil de usar e pode ser acionado tanto para a abertura quanto para o fechamento. Além disso, deixa o ambiente mais clean visualmente.

#6 Bancadas e Pias de Corian®
Como você pode ver na imagem, a bancada é toda branca, mas não é de fórmica. Corian® é um material muito interessante, fácil de limpar e pode ser moldado. Veja na primeira imagem, não há linhas ou emendas visíveis entre a bancada e a pia. É um material resinoso, composto em partes que são coladas e polidas. Fica uma beleza! Só não aguenta altas temperaturas, como uma panela que saiu do fogo (no caso de cozinhas – aqui não tem esse problema).
As pias podem ter o tamanho e a profundidade que você estabelecer. A alternativa em inox não tem essa mesma possibilidade. O frontão também pode ser alto e os cantos podem ser todos arredondados para proporcionar uma limpeza perfeita. Tem ainda como vantagem o conforto térmico e visual.
O original é da DuPont, mas já existem alternativas boas no mercado. Fique de olho para manter a qualidade.
#7 Prateleiras retráteis

Se você ainda esta na fase de construção ou reforma essa dica é bem, simples e otimiza o espaço, sempre pequeno da sala de esterilização ou áreas de esterilização .
Basta você incluir prateleiras retráteis por baixo da bancada. Tem várias utilidades, como por exemplo criar um espaço para tirar os pacotes da autoclave. Ajudar a organizar o espaço para a embalagem e montagem dos kits de instrumentos.
Gostou das dicas? Compartilhe!
Duvidas ou sugestões entre em contato comigo.
Interessado nos produtos Cristófoli?
