#4 Segredos contidos na etiqueta do indicador biológico

Você já esta ciente da importância da monitorização da esterilização?

monitorização da esterilização é um dos assuntos que mais falamos aqui no Blog Biossegurança porque a sua exigência pela vigilância sanitária é mais ou menos recente. O que pouca gente sabe são os segredos contidos na etiqueta do indicador biológico. A monitorização biológica é considerada  o padrão ouro da monitorização em autoclaves. Mas apesar de já constar no  Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Serviços de Saúde de 1994 (carinhosamente conhecido como Manual das Bolhas), muitos dentistas e profissionais  que realizam esterilização, não tinham conhecimento da necessidade de sua realização.
A monitorização da esterilização é fundamental para garantir se a esterilização esta realmente acontecendo. Embora não seja uma garantia total, permite verificar se todas as condições  para a sua ocorrência estavam presentes:

  • exposição ao agente esterilizante (presença de vapor)
  • na temperatura correta
  • pelo tempo necessário

Lembrando que utilizamos três tipos de de monitorização: (clique nos  links para assistir aos vídeos)

Essas dicas servem para você que já faz uso regular da monitorização biológica. Mas também, para você que esta começando a pensar em fazer  a monitorização biológica e ainda nem comprou o seu indicador biológico.

Se você não sabe como fazê-la aprenda aqui no passo a passo ou no vídeo de monitorização da esterilização com indicadores biológicos.

4 Dicas preciosas na monitorização biológica – Informações na etiqueta do indicador biológico:

_mg_9656
Na foto acima: à esquerda temos a ampola controle e à direita, ampola teste. Observe que essas ampolas já estão ativadas:assim podemos ver que o líquido – meio de cultura- embebe totalmente o papel com os esporos impregnados.

#1- Os indicadores biológicos não são exatamente iguais

Embora todos os indicadores biológicos utilizem  uma população conhecida de esporos resistentes à temperatura Geobacilus sterothermophilus, o tamanho da população pode variar, assim como a resistência da própria população. De um modo geral essas variações não vão fazer muita diferença no seu dia a dia. Mas quando a sua autoclave esta trabalhando no limite, pode acontecer uma divergência de resultados entre marcas diferentes ou até de um mesmo fabricante de lotes diferentes.

Bom, e daí? Isso é mais um motivo pelo qual precisamos usar sempre uma ampola controle do mesmo fabricante e do mesmo lote da ampola teste. Essas informações estão na etiqueta do indicador biológico, assim como o prazo de validade do produto para ser utilizado.

O teste para ser válido, as ampolas teste e controle PRECISAM SER EXATAMENTE IGUAIS – a única diferença é ter passado pelo ciclo de esterilização.

etiquetas indicador biológico T1 T2 C

#2 identifique a autoclave a ser monitorada na etiqueta de cada ampola teste antes da esterilização

Você vai usar pelo menos duas ampolas:

Ampola teste (T) e ampola controle (C).

Se  você tiver  mais de uma autoclave, você pode usar  uma ampola teste para cada autoclave , mas pode usar apenas uma ampola Controle (com uma mini-incubadora Cristófoli você consegue monitorar três autoclaves de cada vez).

No exemplo na imagem acima  T1, T2 e a ampola controle C .

etiqueta do indicador biológico

#3 Olho vivo do indicador químico da etiqueta da ampola-  

Essa é  uma diferença que poucas pessoas observam na hora da compra. Verifique como a alteração acontece  depois da autoclavação. Veja se a mudança de cor é bem nítida e se a tinta permanece firme ao longo do tempo. Isso vai garantir que o registro da monitorização é fiel.

Sport Test por exemplo, tem como indicador químico uma tinta Classe 4, que é melhor que a tinta do indicador classe 1, a usualmente utilizada para essa finalidade.

Observe na imagem mudança de cor na ampola teste, como a tinta é uniforme e sem falhas. Para isso compare a cor preta à esquerda na etiqueta da ampola teste autoclavada com a etiqueta da ampola controle azul da ampola controle – não autoclavada.

Essa cor deve permanecer estável ao longo do tempo para cumprir o objetivo como documentação.

# 4 Cuidado ao fazer o Registro – Protocolo!

pastacompleta etiqueta do indicador biológico

O registro é muito importante para demonstrar  a qualidade assegurada da esterilização. Mas para ter validade como tal, deve ser realizada com muita atenção.

Coloque sempre a etiquetada ampola teste e a etiqueta da ampola controle no mesmo lugar em cada página. Precisa ser um protocolo e não fazer cada vez de modo diferente.

Esse pequenos detalhes  fazem toda a diferença!

Por esse motivo tivemos tantos cuidados ao escolher um indicador biológico com qualidade assegurada para garantir para você a segurança que você precisa.

Experimente o SportTest, compare e comprove a diferença!

indicador-com-ampolas

Liliana Donatelli

Consultora Cristófoli em Biossegurança
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos relacionados

Foto de Liliana Donatelli

Liliana Donatelli

Consultora Cristófoli em Biossegurança

LEIA MAIS >
Foto de Liliana Donatelli

Liliana Donatelli

Consultora Cristófoli
em Biossegurança

LEIA MAIS >

Mais vistos

SETBIO 2025 – ASB e TSB na Linha de Frente
SETBIO 2025 – Boas Práticas em Esterilização para Odontologia 09 09 em Fortaleza
SETBIO 2025 nas Universidades: UNINTA Ceará 08 Setembro

Destaques de
Biossegurança

2 minutos

Mais uma ferramenta para facilitar a sua vida: Vitale Class – Guia Rápido Antes de mais nada você tem que ler o manual completo de instruções

E-Book:
Esterilização dos materiais para manicures

E-Book:
Biossegurança no atendimento Odontológico - COVID